Carré de Cordeiro ao forno :: Vinhos Finos Malgarim
mixpanel.track("Video play");  
Malgarim Vinhos

Carré de Cordeiro ao forno

25-02-2014

Veja a receita para fazer um excelente Carré de Cordeiro e harmonizar com o vinho fino tinto Cabernet Sauvignon.

Com seu corte mais nobre, o carré, retirado entre a sexta e a 13ª costela do lombo e também conhecido como french rack, ou corte francês. Extremamente macio, saboroso e suculento, é ideal para churrascos e grelhados. Com alto nível proteico e baixo colesterol, é uma carne versátil, mas que deve ser tratada com muito cuidado.

Uma dica para temperar o carré é triturar levemente o sal grosso. “Assim, o sal penetra na carne de maneira mais uniforme”.

Para acompanhar o carré, nossa dica é que seja acompanhado por um vinho malgarim Cabernet Sauvignon safra 2012, pois possui aromas variados com um leve toque de funghi seco.


Ingredientes:

  • 800 gramas de carré (costeletas) de cordeiro
  • Azeite
  • 1 quilo de cará descascado
  • 80 gramas de manteiga
  • 300 mililitros de creme de leite
  • Sal a gosto
  • 2 garrafas de vinho tinto
  • 2 alhos-porós
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • 1 cenoura média descascada
  • 2 ramos pequenos de tomilho fresco
  • 1 colher (chá) de mel

 

Modo de Preparo

Carré de cordeiro

Separe as costeletas (que estarão agrupadas em uma grande peça de carne) de três em três e limpe os ossos com uma faca para retirar o excesso de gordura. Em uma frigideira com azeite, sele cada porção de carré separadamente de todos os lados. Disponha a carne em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por dez minutos. Reserve.

Purê de cará

Cozinhe o cará no vapor ou então no forno em uma assadeira coberta por papel alumínio. Quando ficar al dente, faça uma pasta fina com o tubérculo passando-o por uma peneira. Se preferir, bata em um processador. Em seguida, coloque a manteiga e o creme de leite em uma panela de fundo grosso. Antes que a mistura ferva, junte o cará e deixe cozinhar em fogo bem baixo até que o purê incorpore todos os ingredientes e atinja a consistência desejada. Ajuste o sal.

Redução de vinho tinto

Em uma panela de fundo grosso, coloque o vinho, um alho-poró, o salsão e a cenoura cortados grosseiramente em rodelas. Deixe o líquido reduzir pela metade em fogo baixo. Esse processo deve levar uma hora e o líquido obtido será o equivalente a 20% do inicial. Coe os legumes e adicione o tomilho e o mel, para equilibrar a acidez. Reserve.

Crocante de alho-poró

Corte o alho-poró restante longitudinalmente em fitas bem fininhas e espalhe em uma assadeira. Leve para assar a 180º C até ficar levemente dourado. Para não queimar, abra o forno e movimente os anéis do vegetal de tempos em tempos. Retire do forno e deixe secar.

Montagem

Desenhe com a redução de vinho tinto sobre o prato. Você pode usar um pincel ou uma colher para espalhar esse molho da forma que preferir. Em seguida, coloque o equivalente a uma colher de purê. Separe as costeletas (que estavam agrupadas) e disponha três unidades em cada prato. Para finalizar, regue com um pouco de azeite extravirgem.

 

Gostou do artigo? Deixe-nos seu curtir

Voltar as Dicas


Vinhos Finos Malgarim© 2009-2014 - Todos os direitos reservados.

Formas de Pagamento

Pagamento via Pagseguro
Pagamento via Pagseguro

Desenvolvido por Desenvolvido por Moov Design