Macio e equilibrado: o vinho Assemblage sob o paladar do sommelier Alvaro Cézar do Divino Guia :: Vinhos Finos Malgarim
mixpanel.track("Video play");  
Malgarim Vinhos

Macio e equilibrado: o vinho Assemblage sob o paladar do sommelier Alvaro Cézar do Divino Guia

17-04-2018

Sommelier degustou nosso rótulo e deu sua opinião técnica sobre a experiência, harmonizando com pratos e também solo.

O sommelier Álvaro Cézar do portal Divino Guia provou nosso assemblage 2013 - Safra Ouro e contou como foi a sua experiência em uma publicação em seu portal, confira o que ele achou do nosso exemplar: 

Comprei alguns exemplares faz algum tempo e esperava uma oportunidade para começar a degusta-los, depois de aguardar um tempo de descanso após a chegada, para que a movimentação do liquido no transporte fosse aplacada.

A região das missões vem mostrando seu potencial vitivinícola e alguns ótimos exemplares chegam de lá mostrando que a região tem verdadeira vocação para vinhos, bastante para isso, fosse o cuidado com as variedades, boas mudas e trato adequado no campo e depois ao vinificar.

Tenho dito e escrito bastante sobre esta mania de não darmos valor aos produtos que são nossos, brasileiros, construídos com trabalho e suor, e o vinho entra nesta relação, pois até bem pouco tempo teimavam alguns em não reconhecer que sim é possível fazer vinhos de qualidade em nossa casa.

Voltando à Malgarim Vinhos, em São Borja nos idos de 2001 começa o resgate da história da família que teve seu principio no ano de 1870 com o pioneiro da família Malgarim nesta atividade Dom Augusto Malgarim, mas no que foi então a chamada Quarta Colônia do Rio Grande do Sul.

Vejam sobre esta Quarta Colônia segundo Wikipedia- “O nome da região foi definido por ser a quarta área de assentamento para os imigrantes italianos que vieram para o Rio Grande do Sul no século XIX, apenas depois de Caxias do Sul, (com a denominação antiga de Campo dos Bugres), Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves) e Conde d’Eu (hoje Garibaldi), e a primeira fora da Serra Gaúcha.

O local escolhido ficava distante dos demais núcleos de imigração italiana, mas favorecido pelas boas condições da região, que permitia o uso nos cultivos de uva e fumo, próximo ao município de Santa Maria”.

A Malgarim Vinhos produz as cepas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tempranillo dentre tintas e as brancas Chardonnay, Riesling e Sauvignon Blanc, e destas faz seus vinhos em uma linha que consta de Tintos varietais de todas as tintas, acrescidos de um Assemblage com as Cabernet Franc e Sauvignon e Merlot, o rosado de Cabernet Sauvignon, e os brancos varietais.

Comecei pelo Assemblage, corte como disse acima de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, e nesta safra degustada 2013, já apresenta uma evolução tanto na cor, como no olfato e palato.

Equilibrado, macio, correto, a fruta no olfato permanece, alguma especiaria de mostra, ambas confirmadas em boca, uma acidez muito boa, longo e equilibrado em taninos ainda presentes, álcool comportado 12,5%.

Com as gastronomias propostas para a experiência de harmonização, notei que neste estágio do vinho minha escolha, mesmo sem ter aberto o vinho antes se confirmou, com uma carne sem muita gordura, e de fibras longas com a fraldinha.

Ainda um frango assado com algumas especiarias foi bem, e como aperitivos o queijo de mofo azul como o gorgonzola; gosto desta combinação quando o vinho não traz muitos taninos evidentes, e um queijo de mofo branco, mais para agradar aos outros comensais.

Acompanhando sem susto uma massa à bolonhesa com queijo parmesão gratinado o vinho somou ao prato. Tanto o vinho solo como harmonizado me agradou e espero a oportunidade para visitar esta vinícola, não sem antes degustar os outros exemplares que comprei.

Até o próximo brinde! Álvaro Cézar Galvão

Se você ficou com vontade de experimentar nosso vinho fino assemblage, acesse nossa loja virtual aqui e garanta exemplar.

Gostou do artigo? Deixe-nos seu curtir

Voltar as Dicas


Vinhos Finos Malgarim© 2009-2014 - Todos os direitos reservados.

Formas de Pagamento

Pagamento via Pagseguro
Pagamento via Pagseguro

Desenvolvido por Desenvolvido por Moov Design