A importância dos Barris de Carvalho na produção dos vinhos :: Vinhos Finos Malgarim
mixpanel.track("Video play");  
Malgarim Vinhos

A importância dos Barris de Carvalho na produção dos vinhos

21-08-2020

Saiba mais sobre os tipos de Carvalho e suas contribuições para o mundo do vinho.

Na produção dos vinhos, os barris podem ser usados durante a fermentação alcoólica, malolática e o envelhecimento. A maturação no barril de carvalho enriquece ainda mais a bebida, intensifica sua coloração e acrescenta os toques amadeirados ao seu sabor e aroma.

Além disso, tem um papel importante na hora de arredondar os taninos do vinho, deixando ele mais macio e redondo na boca. Por conta da porosidade da madeira, o barril possibilita que a bebida respire, evolua e amadureça com a mesma qualidade.

Já a escolha da madeira de carvalho é um item de forte influência tradicional cultural, pois era uma madeira fácil de ser moldada para o armazenamento e proteção da bebida no seu transporte e conservação nos tempos antigos. Porém, essa tradição elevou ainda mais a qualidade do vinho, tornando o carvalho a principal madeira para fins enológicos, já que não houve outra espécie ou ferramenta que o substituísse à altura.

Existem dois tipos de barris de carvalho que se tornaram mais populares no mundo dos vinhos.

O Americano e o Francês.

O Barril de Carvalho Americano tem como principal destaque o seu poder aromático. É mais agressivo ao vinho, deixando a bebida com aroma de madeira mais acentuado e defumado. Remete notas aromáticas de café, chocolate, couro e tabaco. É importado de regiôes temperadas da América do Norte (EUA e Canadá).

Já o Barril de Carvalho Francês é mais clássico. Tem um poder aromático mais leve. Os barris fabricados com madeiras do Leste Europeu apresentam menor porosidade e baixa micro-oxigenação, tendo a França como maior fonte de carvalho na Europa. O barril francês proporciona aromas mais suaves, com notas de especiarias como cravo, canela e baunilha.


Na vinícola Malgarim são utilizadas Barricas de Carvalho Americano (as barricas são de tamanhos menores se comparadas aos barris), justamente por sua força aromática mais acentuada, compondo vinhos mais intensos, robustos e redondos. Características que já se tornaram marcas registradas da Vinícola.

Fontes:
Revista Adega: bit.ly/2YmzR3u
Blog Famiglia Valduga: bit.ly/3hj2bv4

Gostou da matéria? Então Deixe-nos seu curtir

Voltar as Novidades


Vinhos Finos Malgarim© 2009-2014 - Todos os direitos reservados.

Formas de Pagamento

Pagamento via Pagseguro
Pagamento via Pagseguro

Desenvolvido por Desenvolvido por Moov Design