Prof. Dr. Antônio José Duque Pirra, das videiras de Alto Douro/Portugal, direto para a Vinícola Malgarim :: Vinhos Finos Malgarim
mixpanel.track("Video play");  
Malgarim Vinhos

Prof. Dr. Antônio José Duque Pirra, das videiras de Alto Douro/Portugal, direto para a Vinícola Malgarim

23-08-2014

Tivemos a honra de receber a presença do enólogo Antônio Pirra que nos proporcionou uma rica troca de experiências, devido a sua especialização em vinhos finos, na conceituada produção de vinho do Porto, em Alto Douro/Portugal.

Todos os apaixonados pelos prazeres que os vinhos finos nos proporcionam, sabem da importância e qualidade dos vinhos da região do Douro em Portugal. Na última segunda feira, 18/07, tivemos o prazer de receber a visita de um representante legítimo da região.

Na sua primeira visita ao Brasil, o enólogo Antônio Pirra, que está a três semanas conhecendo o Rio Grande do Sul, escolheu visitar a vinícola Malgarim após indicações e por ter se identificado, através de fotos, com a nossa estrutura arquitetônica que remete algumas vinícolas portuguesas. 

                      

A PRODUÇÃO

Como não poderia ser diferente, o prof. Antônio Pirra fez questão de saber todos os detalhes sobre a produção e os cuidados das videiras, e nos deu nosso 1º presente do dia, ao aprovar os cuidados em manter a poda e a plantação de forma manual, vista de perto pelos olhos de quem faz a vinificação.

 

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS VINHOS MALGARIM

Após conhecer a plantação, levamos o prof. Antônio Pirra e o grupo da universidade da URI - Santo Ângelo, que o acompanhava para apresentar o processo do tratamento da uva, a fermentação, o descanso da uva em barricas de carvalho e a cave onde os vinhos repousam até chegar a mesa dos nossos apreciadores.

Conforme o enólogo é muito importante prestar atenção em todas as fases do tratamento da uva. “É necessário produzir uma ótima qualidade de uva, mas o principal é jamais deixar estragá-la, tem que haver bastante preocupação com cada fase”, conta.

A HORA DA VERDADE: A DEGUSTAÇÃO DOS VINHOS MALGARIM.

A visita de um renomado enólogo português cria a possibilidade de avaliarmos os nossos vinhos finos em relação aos melhores do mundo. Então, partimos para a degustação.

Iniciamos com o vinho branco seco Riesling Malgarim e para a nossa surpresa, o enólogo fez a comparação com o vinho de Portugal: “este foi o vinho brasileiro que mais se assemelha com os vinhos verdes produzidos na região de Alto Douro, devido possuir as mesmas características de leveza e aromas frutados”, contou. Completou dizendo que estamos no caminho certo, pois temos uma ótima qualidade de uva e espera que o vinho se popularize ainda mais no Brasil assim como é em Portugal.

Ainda na ocasião foi degustado o vinho seco tinto Cabernet Sauvignon (safra 2012), o mesmo que esta disponível em nossa boutique virtual. A surpresa desta vez ficou por conta da emoção pela explosão de aromas, cor e vinificação.

A sua vinda ao Brasil foi através do projeto intitulado “Turismo gastronômico e valorização da produção endógena agroalimentar”, onde visa o intercâmbio de conhecimentos, o progresso e as soluções comuns de Portugal e Brasil. Pois, ambos os países possuem uma vasta produção agroalimentar, evasão rural e turismo. Realizada pela parceria da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro/Portugal, com a Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – Campus - Santo Ângelo/RS – (URI), o Programa de Pós Graduação de Mestrado de Gestão Estratégicas de Organizações – (PPGGEO), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (FAPERGS).

Após a visita, o Prof. Dr. Antônio Pirra, foi palestrar em um workshop na cidade de Santiago, onde falou sobre o vinho.  

 

Gostou da matéria? Então Deixe-nos seu curtir

Voltar as Novidades


Vinhos Finos Malgarim© 2009-2014 - Todos os direitos reservados.

Formas de Pagamento

Pagamento via Pagseguro
Pagamento via Pagseguro

Desenvolvido por Desenvolvido por Moov Design