São Borja na rota do Enoturismo Gaúcho :: Vinhos Finos Malgarim
mixpanel.track("Video play");  
Malgarim Vinhos

São Borja na rota do Enoturismo Gaúcho

25-07-2019

Vinícola Malgarim recebe a primeira Tour Enoturística - Campanha e Missões, organizada pela enóloga Maria Amélia Duarte.

Engana-se quem acha que as primeiras videiras do Rio Grande do Sul foram plantadas na Serra Gaúcha, região tradicionalmente conhecida pela vitivinicultura. Pois foi na primeira metade do século XVII, na região dos 7 Povos das Missões, que o padre jesuíta Roque Gonzales plantou as primeiras videiras do estado, a fim de utilizar as uvas na produção dos vinhos das celebrações religiosas.

Infelizmente, com o passar dos anos o cultivo de vinhas na região missioneira foi se perdendo. Mas no fim dos anos 1990, a família Malgarim, com descendência italiana, decidiu resgatar então a rica história da relação da região Missioneira com o cultivo dos vinhedos. Trazendo de volta a vitivinicultura para a região que deu início a produção de vinhos no estado.
 
Ao longo dos seus 20 anos, a Vinícola investiu na elaboração de vinhos finos de boutique, e hoje é aclamada e reconhecida no cenário nacional, com vinhos premiados como o Merlot - Safra 2016 e o Tempranillo Essência -  Safra 2017 (eleito o melhor do Brasil). Com a ascenção da Vinícola, a cidade de São Borja - e a região missioneira - passou a atrair visitantes de diferentes partes do país, tornando-se um destino que foge do enoturismo convencional, antes só dedicado a região dos Vales dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

No último dia 20 de Julho (dia do amigo), a Vinícola Malgarim recebeu a primeira Tour Enoturística - Campanha e Missões, organizada pela enóloga Maria Amélia Duarte, do Blog Vinho & Arte. Foram recebidos mais de 30 visitantes de diversas regiões do pais, que puderam conhecer a história da vinícola, os vinhedos, as estapas de produção e, pricipalmente, degustar os vinhos elaborados pela Malgarim, harmonizados com queijos, salames, pães ázimos e antepastos. O grupo saiu de Porto Alegre, no dia 19 de Julho, e percorreu mais de 600km com paradas em cidades da região da Campanha (Caçapava do Sul, Itaqui e Uruguaiana) e, por fim, na região das Missões (São Borja e São Miguel das Missões).

Para o Eng. Agro. e proprietário da Vinícola, Sérgio Malgarim, essa Tour organizada pela enóloga Maria Amélia foi "um feito histórico para a vitivinicultura destas regiões (Campanha e Missões), principalmente para São Borja que hoje se firma na rota do Enoturísmo Gaúcho".

A enóloga Maria Amélia também compartilhou com entusiamo a sua experiência vivida na Vinícola, "foi uma experiência diferente, um lugar inusitado, um terroir a ser descoberto dentro de um mundo em que as pessoas querem coisas diferentes. Estamos então encontrando uma tendência aliada a coisas tradicionais. A insdústria do vinho é algo que tem raíz como a videira e aqui na Malgarim tem história, tem raíz, tem vontade, tem amor e tem tudo pra dar certo".

Além disso, a enóloga conta o que mais a surpreendeu quando soube que na região das Missões havia uma produtora de vinhos finos, "o que me surpreende é a vontade de empreender das pessoas daqui, um lugar distante da capital, o amor que as pessoas tem pelo que elas fazem, a paciência, porque o vinho tem um processo lento, e quando a gente olha pensando que nas Missões é uma novidade, na verdade nada mais é do que uma repetição de coisas que já aconteceram aqui há 300 anos. Então é muito bonito ver que a família Malgarim está no futuro conectada com um passado de uma história incrível".

Sobre os vinhos, a enóloga também deixa a sua avaliação "são vinhos inusitados, na busca de novas variedades. Vem para surpreender, vem para ter o seu espaço. O interessante é que é uma pequena produção, a família consegue gerenciar o que quer de novidade, o que pode acertar e errar. Então o caminho pela frente, com certeza, é de muito sucesso".

A Tour fez tanto sucesso que terá sua segunda edição no mês de setembro. Para quem quiser saber mais informações e reservar sua vaga para o passeio basta clicar aqui.

Veja algumas fotos da visitação:






 







Gostou da matéria? Então Deixe-nos seu curtir

Voltar as Novidades


Vinhos Finos Malgarim© 2009-2014 - Todos os direitos reservados.

Formas de Pagamento

Pagamento via Pagseguro
Pagamento via Pagseguro

Desenvolvido por Desenvolvido por Moov Design