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Mudança de hábitos dos brasileiros faz consumo de vinhos aumentar no país

O mercado do vinho no Brasil tem avançado consideravelmente ao longo dos anos, apesar das últimas crises na economia, o setor manteve-se em crescimento. Para este ano de 2019, a previsão é de um aumento de 5% no número de vendas, conforme estimativa do gerente de marketing da Cantu Importadora, Emil Lecamp.

“O consumo per capita de vinho ainda é baixo no País, de 1,9 litro/ano por habitante, mas com prévia de bom crescimento nos próximos anos. Estamos ampliando a oferta e a distribuição no País”, relata Lecamp.

Inserir o vinho nos hábitos do brasileiro sempre foi um dos principais desafios do setor, que tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Os investimentos na produção e a expansão da cultura do produto entre os brasileiros têm estimulado o investimento de empresas do ramo.
A união de Associações e entidades como a Ibravin e a Pró-vinho, juntamente com profissionais da área, têm promovido campanhas de incentivo ao consumo e a cultura do vinho no Brasil.

O mercado vem trabalhando no sentido de democratizar o acesso e disseminar informações que ajudem a vencer as barreiras que dificultam a popularização da bebida. Por muito tempo alimentou-se a estigma de que o vinho era uma bebida elitizada e complexa demais para se entender, porém, há alguns anos, essa percepção tem mudado e o brasileiro tem se mostrado cada dia mais interessado pelo produto.

Através do maior interesse por parte da população e a adaptação das vinícolas ao paladar dos brasileiros, os consumidores se tornaram ainda mais exigentes com o mercado, demandando cada vez mais uma variedade de vinhos de qualidade.

Contudo, o mercado do vinho ainda é emergente no Brasil e conta com muito espaço para crescimento entre novos consumidores. Como por exemplo o público mais jovem: enquanto 20% da população brasileira tem entre 18 e 24 anos, apenas 16% dos consumidores regulares de vinho pertencem a esta faixa etária, indício de que há espaço para a popularização da bebida entre o público da chamada geração Z.

Apesar do consumo de cervejas ainda ser alto por vivermos em um país tropical, a percepção de valor do vinho vem evoluindo, e tem conquistado cada vez mais consumidores fiéis.


Fontes
Revista Globo Rural: https://glo.bo/2DXzfae
Rádio Ebc: http://bit.ly/2VOKpZf
Abras Brasil: http://bit.ly/2Yj5lox
Blog Vinho Capital: http://bit.ly/2JbT9CO
Winext: http://bit.ly/2JcOEHU


 

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